titulo.png

Quer aprender a cuidar melhor das suas peças? Vamos te ajudar nessa missão, nós amamos quando vocês compram em nosso site, vibramos quando o pedido chega até as suas casas, porque cada pacotinho contém muito amor. Por isso, queremos que as suas roupas durem muuuuito!

 

Saiba que tudo começa na lavagem, por isso é fundamental você aprender a ler a etiqueta da sua peça! Acredite, não é frescura, é muito importante se atentar as informações que contém na etiqueta. Cada peça requer uma demanda de cuidado diferente, mas não precisa se assustar é bem fácil entender:

Símbolos.jpg

LAVAGEM | A primeira coisa a se atentar é a lavagem. Pouca gente leva isso a sério, porém uma roupa mal lavada pode perder totalmente o caimento, e consequentemente diminuir a sua durabilidade. Já uma roupa lavada corretamente dura anos, por isso se atente a etiqueta com as instruções sobre o modo de lavar, secar e passar.

Para fazer uma limpeza mais profunda, aconselha-se a usar o álcool para retirar ácaros e bactérias, além de afastar os odores.

Ainda na etapa da lavagem você pode usar saquinhos protetores – já existe específicos para esse fim- para contribuir para não danificar as roupas mais delicadas. Para peças muito delicadas se possível lave sempre a mão.

 

SECAGEM | Para secar coloque a peça corretamente no varal para não danificar o formato da peça. Se utilizar pregadores tenha cuidado para não esticar o tecido, caso ocorra, causará marcas. A depender a peça o uso de cabides poderá ajudar.

Certifique-se se a peça em questão poderá ir para o sol ou se deve secar apenas a sombra. Não deixe secando além do tempo necessário. A luz interage com as fibras podendo alterar a cor quando exposta a longos períodos de sol ou luz muito forte. Assim, as peças que secam na sombra tendem a manter suas cores e fibras preservadas durante mais tempo.

 

PASSAGEM | Uma lavagem e secagem correta irá facilitar na hora da passagem. Um bom amaciante também é muito importante e garantirá maior facilidade nesse momento. Ainda na hora da secagem sacuda as roupas levemente para tirar os amassados, evitando maior amarrotamento, consequentemente com esses cuidados a hora da passagem de ferro não será tão difícil. Novamente observe as recomendações da peça e use o ferro no modo correto para cada tipo de tecido. Além disso, peças de lã ou malha, se esticadas demais, podem deformar, então tome cuidado.

 

ARMAZENAMENTO | Essa última etapa não deve ser negligenciada. Guarde as roupas corretamente para evitar amassados, e as mantenha longe do sol, e em um guarda-roupa limpo e seco. Se necessário use produtos –facilmente encontrados em supermercados- que absorvam a umidade do local. Nem todas as peças devem ser guardadas em cabides, é o caso das malhas e lãs que geralmente deformam com a gravidade, então prefira guardá-las dobradas.

Deixe seus animais de estimação longe delas, para não as estragar, nem pegar pelos, e procure aplicar boas técnicas de organização para manter tudo visível e de fácil alcance.

maisdicas.jpg

EVITANDO BOLINHAS NO TECIDO

 

Sabe aquelas bolinhas que as vezes aparecem nos tecidos? Elas podem ser evitadas com alguns cuidados, como por exemplo:

 

1- Vire a peça ao avesso para lavar: Assim você preserva a parte principal visualmente da roupa.

2- Use sabão líquido com enzimas: Esse sabão (que deve conter celulase, amilase, pectinase ou protease) ajuda a prevenir as famosas bolinhas e evita o desgaste do tecido.

3- Lave no ciclo delicado: Peças mais delicadas pedem uma lavagem menos abrasiva, desta forma há menos atrito entre a máquina de lavar e a roupa, criando menos bolinhas.

4- Não esfregar o tecido com força ao lavar a mão: mesmo que a peça esteja manchada evite esfregar!

 

EVITANDO O DESBOTAMENTO

 

A primeira coisa a se fazer é separar as roupas corretamente, roupas escuras das roupas claras, porque na lavagem as de cores mais vibrantes podem manchar as peças claras.

Você também pode fazer um teste antes para saber se a roupa solta tinta, basta virar do avesso, umedecer uma região da peça e pressionar um pano branco sobre a área umedecida. Depois observe: se o pano manchar é porque na máquina isso também vai ocorrer.

 

Coloque em prática essas dicas:

 

1- Primeira coisa a se fazer: Se atente aos bolsos da peça, para não ir nenhum papelzinho na máquina, pois pode causar um estrago, principalmente em roupas escuras.

2- Virar as peças ao avesso: Além de prevenir as bolinhas, também ajuda contra o desbotamento.

3- Cuidado na temperatura: Você já deve saber que as altas temperaturas prejudicam as roupas, consequentemente aceleram o desbotamento. Assim, sempre que possível lave as peças em água fria.

4- Use sabão líquido: como comentamos anteriormente ele é menos agressivo com os tecidos.

 

LAVANDO ROUPAS DELICADAS:

 

As roupas delicadas precisam de uma atenção especial e um pouco mais de cuidados.

1- Saquinhos protetores: Use aqueles saquinhos pois são ótimos para evitar o atrito do tecido fino com a máquina, preservando assim melhor a peça.

2- Lavar a mão: Se possível separe um tempo para lavar essas peças a mão mesmo. A lavagem é menos agressiva e preserva melhor o tecido. Só não vale esfregar excessivamente.

8-sovem.png