• Clara arruda

Aprenda a usar o círculo cromático


A forma como a gente coordena as cores transmite mensagens importantes de estilo, e a forma como a gente escolhe usar essas coordenações diz muito sobre a nossa personalidade, sabia? Um auxílio-amigo na hora de coordenar é utilizar o círculo cromático, lembra um arco-íris só que com pontos emendados, fatiado ao meio no sentido horizontal:


O interessante é imaginar não apenas as cores que a gente consegue ver nesse círculo cromático, mas em todas as tonalidades que cabem dentro de cada cor, desde os mais claros aos mais escuros, dos mais vivos aos mais opacos. Como se cada cor rendesse toda uma família de tonalidades.


Você não precisa decorar a ordem, mas é muito bom aprender como usar o círculo e consultar quando necessário.


Para o que serve?

Para a escolha de peças mais certeiras em si, assim temos uma direção e podemos procurar variações e brincar com as cores sem medo de errar. Ele auxilia na criação de combinações de cores diferentes, que no dia a dia não nos lembramos de usar. Também é bastante usado por artistas plásticos, designers, estilistas e consultores de estilo.


Como usar?

Podemos extrair dele quatro tipos de harmonias. São elas: Monocromática, Análoga, Complementar e Triádica/tríade.


COORDENAÇÕES DE CORES MONOCROMÁTICAS



São coordenações de peças de uma cor só dos pés a cabeça, ou em tom sobre tom, sem contraste ou quebra de cor. Acontecem também em cores diferentes em um mesmo tom (marinho e cinza-escuro, por exemplo), ou com cores iguais em diferentes tons (verde bandeira e verde oliva, por exemplo). Essa é a coordenação que mais alonga a silhueta. Também garante mensagens de elegância e refinamento a todo look, mesmo os mais informais.



COORDENAÇÕES ANÁLOGAS



Essas cores são vizinhas no círculo cromático e, por serem tão próximas, rendem pouco contraste quando usadas juntas, porque tem pigmentos muito próximos nas suas composições – como laranja e vermelho, ou verde e azul – Essa coordenação transmite mais elegância, sendo mais jovial e criativo do que as combinações monocromáticas.




COORDENAÇÕES COMPLEMENTARES



Esses são as cores opostas do círculo cromático. Criam alto contraste quando usadas juntas e transmitem mensagem de informalidade, ousadia e criatividade. Essas combinações são impactantes e funcionam também em tríade, que veremos a seguir.




COORDENAÇÕES TRIÁDICAS



Compreende em usar a combinação de 3 cores, separadas pela mesma distância, do círculo cromático. Essa combinação cria um mix de cores vibrantes, que pode ser usado para compor um look mais informal. A dica é escolher uma cor para ser usada como principal e as restantes para os detalhes.



Utilizando o círculo cromático você vai acertar mais nas escolhas das cores e montar looks mais harmônicos! Isso vale não apenas para roupas, porém para TUDO na vida, inclusive decoração. Vale apena usar ;)


Fotos retiradas do site: we fashion trends


Tchau, tchau!

Canal YT | Instagram | Facebook | Pinterest

40 visualizações

NOSSAS REDES SOCIAIS :)

  • YouTube
  • Facebook
  • Pinterest
  • Instagram
whatsapp (1)_edited.png

Copyright ©, Clara Arruda - Todos os Direitos Reservados, feito com ❤️!

BA-210, sala, Tancredo Neves I | 48609-024-Paulo Afonso-BA | CNPJ: 02.000.568/0001-38