• Clara arruda

Certificados sustentáveis


Olá, tudo bom? Começaremos a postagem de hoje com a seguinte pergunta:

Você tem consciência e conhecimento sobre os produtos dos quais consome?


Saber a procedência deles é fundamental para a prática de hábitos mais saudáveis. Como todos já sabemos, nossos recursos são FINITOS, ou seja, não são para sempre, e nós como moradores do planeta Terra deveríamos estar mais do que nunca empenhados em gerir melhor esses recursos e minimizar os danos causados ao planeta.


Assim, tudo que você consome gera um impacto, e conhecer as marcas e os produtos que fazem parte do seu dia-a-dia, contribui para escolhas melhores e um mundo um pouco melhor também. Neste contexto, entra os protagonistas desse bate-papo, os certificados de sustentabilidade, a partir deles você “consumidor” consegue enxergar uma responsabilidade e transparência por parte da empresa.


De modo resumido, os certificados funcionam como um mecanismo, pelo qual são atestadas determinadas características de um produto, garante e legitima, que a organização se enquadra em determinadas ações, neste caso, de sustentabilidade. Esta é uma das provas que a mesma tem uma efetiva preocupação com o meio ambiente, desenvolvimento sustentável da comunidade e com os seus impactos gerados na produção, afim de minimizá-los.


Nós, a Clara Arruda, procuramos sempre reforçar nosso compromisso com o meio ambiente, e uma das formas utilizadas é através de uma cadeia têxtil e de moda mais consciente, como por exemplo utilizando de matéria-prima reciclada, algodão sustentável e não utilização de químicos danosos em nossa produção.




Os nossos certificados que garantem isso, são o OEKO-TEX, BCI e Pet reciclado. Você já ouviu falar?


OEKI-TEX










É um certificado que atesta que a produção é isenta de substâncias nocivas para a saúde humana, que os seus tecidos são confiáveis e ambientalmente amigáveis. Para receber a certificação acontece uma avaliação criteriosa, e nela é observado o processo produtivo como um todo (equipamentos, produtos químicos, matérias-primas, processos e equipamentos). Portanto, procuramos fornecedores que comprovem que em sua produção dos tecidos não foram utilizados químicos danosos, restritos pela fundação de descarte zero de produtos químicos perigosos (ZDHC).


BCI










BCI, A Better Cotton Initiative, aborda sobre o cultivo do algodão, portanto, para melhorar a sua produção para aqueles que cultivam, para o meio ambiente e para o futuro do setor, conhecido como algodão sustentável, com base na certificação BCI. Você entende a importância do algodão para o setor?


Pet reciclado










Esse assegura que os tecidos foram originados de embalagens pet reciclados, como o poliéster. Para a fabricação desse tecido é utilizado normalmente o petróleo, o problema é que essa forma de produção não é nada sustentável, pois tem como matéria o polietileno tereftalato (PET). Já com essa reciclagem há uma contribuição para a preservação do meio ambiente, poupa recursos naturais e estimula a coleta seletiva, pois os PETs que seriam descartados no meio ambiente, são transformados em tecidos.


Através de mudanças na cadeia têxtil queremos colaborar com uma vida melhor para todos, desde a extração da matéria-prima como é o caso do algodão até chegar ao consumidor final e criar um mundo melhor para as gerações futuras.


Infelizmente, como ainda somos uma empresa relativamente pequena, temos pouca influência sobre os nossos fornecedores, que geralmente são os grandes plays do mercado e consequentemente também temos um menor poder de barganha. Contudo, tentamos ao máximo incluir em nossas coleções produtos que contenham esses certificados para agregar mais valor para o meio ambiente e a você nosso consumidor. Hoje, utilizamos em média 30% a 40% em nossa produção, todavia estamos sempre procurando meios para melhorar os nossos processos produtivos. Existe muito trabalho a ser feito, não somos perfeitos, mais com empenho um dia chegaremos lá!




48 visualizações

NOSSAS REDES SOCIAIS :)

  • YouTube
  • Facebook
  • Pinterest
  • Instagram
whatsapp (1)_edited.png

Copyright ©, Clara Arruda - Todos os Direitos Reservados, feito com ❤️!

BA-210, sala, Tancredo Neves I | 48609-024-Paulo Afonso-BA | CNPJ: 02.000.568/0001-38