• Clara arruda

Pele de Tilápia é utilizada para tratar queimaduras nos hospitais no Rio de Janeiro

Olá, hoje nós da Arruda Acessórios vamos conversar um pouco sobre o uso do couro da tílapia já utilizados em diversos segmentos como na moda, artesanatos, mecânica, vestuário e agora entra também na medicina.


Parece que essa pele realmente é algo extraordinário e veio para ficar. E de pensar que antes todas essas peles iam para o descarte depois de ser tirado o filé do peixe para a indústria dos alimentos. Mas graças aos pesquisadores e avanço na ciência desse animal descobrimos mais uma utilidade para esse animal que está cada vez mais próximo do homem.



A pele da tilápia, peixe de água doce, está sendo usada para tratar pacientes vítimas de queimaduras graves. Ainda em fase experimental, o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro do Rio, é o primeiro no estado a realizar o tratamento, que também é feito no Ceará. Segundo estudos médicos, a técnica é considerada simples, barata e menos dolorosa.


A técnica está em fase de avaliação pela Anvisa e passa por estudos nessa fase experimental. A pele da tilápia é rica em colágeno, resistente e elástica, o que contribui para a cicatrização em diferentes níveis.


A atadura feita com a pele do peixe tampa toda a ferida, como se fosse uma cola protegendo o local e pode permanecer na área queimada por vários dias.

A vantagem é que o uso reduz a dor do paciente durante o tratamento e acelera a cicatrização.


“Você vai ter uma cicatrização mais rápida da ferida. A ferida fica o tempo inteiro protegida, então o paciente sente muito menos dor. Não tem perda de proteínas e líquidos como se estivesse com a ferida exposta. E o tratamento fica muito mais simplificado porque, a partir do momento em que você coloca a pele, ela permanece por volta de dez dias ali. Então, quando ela sai ou vai sendo removida, a ferida já está cicatrizada”, explica a cirurgiã plástica Irene Daherbarra.












Aqui no sertão da Bahia a Arruda Acessórios também está revolucionando a forma de aproveitar essa nova riqueza natural. Pensando na sustentabilidade, aproveitamos algo que vinha sendo descartado e transformamos em moda sustentável e inovadora.

Orgulho de ser uma Mulher Arruda!















4 visualizações

NOSSAS REDES SOCIAIS :)

  • YouTube
  • Facebook
  • Pinterest
  • Instagram
whatsapp (1)_edited.png

Copyright ©, Clara Arruda - Todos os Direitos Reservados, feito com ❤️!

BA-210, sala, Tancredo Neves I | 48609-024-Paulo Afonso-BA | CNPJ: 02.000.568/0001-38